Leograf Gráfica e Editora LTDA
Leograf Gráfica e Editora LTDA
Noticias

A invenção de Gutenberg e sua influência na produção gráfica brasileira

Durante toda a história da humanidade, as invenções tecnológicas sempre exerceram um papel fundamental para a evolução comercial e social. A Leograf Gráfica e Editora LTDA, acredita que uma das grandes invenções e mais fundamentais para o segmento de produção de materiais gráficos é o tipógrafo. Para descobrir sobre essa incrível invenção e suas implicações na indústria gráfica, continue lendo o artigo!

 

O tipógrafo de Gutenberg

 

Em meados dos anos 1450, um alemão chamado Johannes Gutenberg foi o inventor responsável por criar uma ferramenta que veio revolucionar a impressão e, como consequência, a indústria de produção gráfica em todo o mundo: o tipógrafo. Esse instrumento consistia na escrita com letras de chumbo e, segundo a Leograf Gráfica e Editora LTDA,  facilitou a disseminação de livros por todo o mundo.

 

Produção gráfica no Brasil

 

A partir da revolução iniciada por Gutenberg, a produção gráfica passou e continua sofrendo diversas evoluções. Essas evoluções fazem parte de todos os aspectos e campos da produção gráfica, como o estudo aprofundado das escalas de cores, o desenvolvimento de materiais publicitários e até mesmo a evolução do papel. Atualmente, a invenção do tipógrafo influencia  diretamente no estudo da tipografia. 

 

Mas afinal, o que é tipografia? 

 

De acordo com a Leograf Gráfica e Editora LTDA, a tipografia consiste na impressão do que se conhece por “tipos”. Esses “tipos” são as fontes de letras que são desenvolvidas por profissionais do design gráfico. A Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita que esse é um estudo fundamental para a área, já que o formato e o estilo das letras influenciam diretamente na estética de todos os produtos. 

 

Quais são as classificações das fontes?

 

Dentro desta área de estudo do design, existem infinitas criações de fontes, que são publicadas e utilizadas pelas grandes empresas todos os dias. Segundo a Leograf Gráfica e Editora LTDA, apesar de existir um grande número de fontes no mercado, todas elas seguem os padrões definidos dentro de quatro categorias distintas. São essas as categorias:

 

  • Serif: a categoria de fontes com serifa;
  • Sans Serif: quando não há serifa;
  • Script: quando a fonte se aproxima da fonte escrita à mão;
  • Display: essa é a categoria para as fontes artísticas.

 

A importância da fonte certa

 

Muitas pessoas podem ignorar, mas é um fato que a utilização da fonte certa faz toda a diferença durante a produção de um material gráfico. A Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita que isso se dá pelo fato de que todo design deve ser único e exclusivo, o que pede a presença de fontes inovadoras e que conversem com a identidade visual da marca como um todo.

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Noticias

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *