Conectado com o mundo: globalização e sua relação com o empreendedorismo
A globalização estreitou os laços sociais, culturais e econômicos entre as nações. À vista disso, a empresária Cláudia Martinez entende que a globalização estabelece uma relação importante com o empreendedorismo. Quer saber como a globalização afeta o empreendedorismo? Continue consumindo o conteúdo e confira.
Qual a relação da globalização com o empreendedorismo?
Conforme comenta a economista brasileira Cláudia Angélica Martinez, a globalização compreende um processo no qual se estreitam os laços econômicos, culturais e sociais entre as nações do mundo. Esse fenômeno possibilitou o constante desenvolvimento tecnológico, contribuindo para o empreendedorismo.
Dessa maneira, a mesma é responsável por oferecer aos indivíduos a oportunidade de efetuar um empreendedorismo, fornecendo os recursos necessários para o mesmo. Isso porque, a globalização permite que os empreendedores tenham acesso a fornecedores de outros países, podendo comercializar seus produtos em diversos países do mundo.
Qual a importância da globalização para o empreendedorismo?
Ademais, como indica a mulher de negócios Cláudia Angélica Martinez, esse fenômeno desempenha um papel fundamental para o empreendedorismo, fomentando a comercialização internacional e permitindo o desenvolvimento de inovações tecnológicas, compartilhando-as com as nações ao redor do mundo.
Logo, é evidente que a globalização atua incentivando as empresas a possuírem uma perspectiva interior e exterior, com a finalidade de elaborarem soluções mais pertinentes ao seu público consumidor, dada a necessidade de melhorar seus produtos e serviços diante da grande competitividade alavancada.
Quais as vantagens da globalização para o empreendedorismo?
Além do mais, como aponta a economista brasileira Cláudia Angélica Martinez, esse fenômeno pode proporcionar inúmeras vantagens para o âmbito do empreendedorismo, como derrubar as barreiras do espaço e tempo entre os mercados internacionais e reduzir os custos de produção das mercadorias.
Outras vantagens que a globalização angaria para o empreendedorismo, são:
- Permitir que os empreendedores e consumidores tenham maior acesso às mercadorias;
- Possibilitar aos empreendedores encontrarem fornecedores;
- Descentralizar o poder sobre um categoria de produtos;
- Impulsionar o comércio internacional;
- Permitir que as empresas ampliem seu espaço de atuação, abrindo filiais internacionais.
A globalização pode afetar positivamente o desenvolvimento do empreendedorismo, auxiliando, também, no desenvolvimento social. Interessante, não?