Anexectomia: o que é e tudo o que você precisa saber sobre a retirada dos ovários e das trompas
Todos os dias, mulheres do mundo todo precisam passar por procedimentos invasivos em busca de um determinado tratamento. O Dr. Orcione Ferreira Guimaraes Junior, que é expert em cirurgia ginecológica, acredita que um dos procedimentos mais intensivos que uma mulher pode passar é a anexectomia. Se você tem curiosidade e quer saber mais sobre esse tema, continue lendo o artigo!
Conheça o procedimento
Infelizmente, é preciso que uma pessoa passe por intervenções cirúrgicas em decorrência de diversos motivos, como acidentes, ou em casos de doenças graves. Segundo o Dr. Orcione Guimaraes Junior, doenças relacionadas ao sistema reprodutivo quase sempre resultam em cirurgias.
Como dito anteriormente, um desses procedimentos é a anexectomia, que consiste na retirada dos anexos uterinos nos casos de doenças graves. Ou seja, esse procedimento é realizado para a remoção das trompas de Falópio e, também, dos ovários.
Tipos de anexectomia
Assim como diversos procedimentos cirúrgicos, a anexectomia pode ser realizada de duas maneiras, considerando a melhor para cada tipo de caso individualmente. São elas, a anexectomia: parcial ou total. Na primeira, é realizado o procedimento para retirar os anexos uterinos de maneira local, podendo ser no lado esquerdo ou direito. Já a total, é realizada em casos muito graves onde é preciso extrair os anexos em ambos os lados.
Quando é necessário realizar uma anexectomia?
Calma, não há a necessidade de entrar em desespero. No entanto, é interessante saber que esse procedimento normalmente é requisitado em casos de câncer avançado no ovário, dor pélvica crônica, que indicam necessidade de remoção, torção do ovário, endometriose e presença de cistos nas tubas uterinas.
Consequências do procedimento
De acordo com o Dr. Orcione Guimaraes Junior, a realização desse procedimento cirúrgico traz algumas consequências que devem ser observadas com atenção. Entre elas, a mais importante é o aparecimento da menopausa de forma imediata e precoce, que inclui todos os sintomas relacionados a essa fase da vida da mulher. Além disso, pode haver dificuldade ou total impossibilidade de engravidar.
Busque atendimento médico
Considerando as consequências do procedimento, é preciso conversar sobre todas as suas opções com o seu médico. Se você tem dúvidas sobre a realização desse procedimento cirúrgico ou está preocupada com sua saúde ginecológica, não deixe de buscar atendimento médico especializado. Para isso, entre em contato com o Dr. Orcione Ferreira Guimaraes Junior através dos canais de atendimento e conheça o seu trabalho:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1