Principais conflitos que podem resultar em processos jurídicos para a empresa
Alguns conflitos no ambiente de trabalho podem resultar em processos judiciais para a empresa. Diante disso, o Dr. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves entende que é importante que os empreendedores conheçam os principais conflitos que podem prejudicar a corporação judicialmente. Quer evitar processos judiciais em sua empresa? Continue lendo e saiba quais conflitos podem resultar nesses processos.
O que são conflitos e como evitá-los?
De acordo com o advogado formado pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, os conflitos compreendem a incompatibilidade de conceitos entre duas ou mais pessoas, ou entidades, fazendo com uma grande discussão ou confusão se forme diante da desavença entre os mesmos.
Portanto, esse tipo de confusão surge a partir da incompatibilidade de ideais entre pessoas e entidades, fazendo com que seja necessário que as empresas utilizem medidas para minimizar essas ocorrências no ambiente de trabalho, como a gestão de conflitos, evitando que as intrigas gerem processos judiciais prejudiciais para a instituição.
O que é gestão de conflitos?
Dessa maneira, como indica o advogado Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, a gestão de conflitos, por sua vez, consiste em um tipo de gestão que deve ser utilizada para lidar com os conflitos de interesses existentes em um ambiente de trabalho, entre colegas ou entre os colaboradores e a própria corporação, criando um âmbito de trabalho mais harmonioso.
Ademais, esse tipo de gestão contém a finalidade de implementar estratégias que apresentem soluções lógicas para minimizar as intrigas provenientes de interesses opostos, fazendo com que as diferenças entre os colaboradores sejam apaziguadas sem a necessidade de processos burocráticos com a justiça, contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente mais saudável.
Quais são as principais causas do surgimento de conflitos?
Ainda, segundo Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, as principais causas do surgimento de conflitos no meio empresarial são decorrentes de falhas da própria corporação, como a ausência de recursos adequados, falhas na comunicação, abuso de poder pelos líderes de equipe, mudanças não bem recebidas pelos funcionários e fortes competitividades de cargos.
Quais são os principais conflitos que geram processos judiciais para a empresa?
Por fim, como aponta o intermediário da lei Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, formado em 2018, existem três principais conflitos que resultam em processos judiciais para a empresa, fazendo com que os mesmos devam ser devidamente observados e acompanhados pela corporação para evitar grandes prejuízos.
Logo, os principais conflitos que resultam em processos judiciais para a instituição são conflito pessoal, no qual o indivíduo não consegue lidar com todos os seus problemas pessoais, interferindo em seu desempenho profissional), conflito interpessoal entre dois ou mais colaboradores e o conflito organizacional, decorrente das dinâmicas entre entidades, ou entidades e colaboradores).
Evite processos judiciais para sua empresa. Realize a gestão de conflitos e observe os principais conflitos que podem ser prejudiciais.