Saul Dutra Sabbá
Saul Dutra Sabbá
Noticias

Aprenda com o empresário Saul Sabbá como utilizar os 5S para eliminar a bagunça e viver de forma organizada

Como está a sua área de trabalho? Organizada ou cheia de bagunças? Para Saul Dutra Sabbá, empresário e administrador de empresas, trabalhar bem e executar todas as tarefas do dia a dia depende de um ambiente limpo, organizado e calmo. Com a metodologia 5S ficou mais fácil organizar desde os escritórios até a fábrica. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo: 

 

Afinal, o que é 5S?

 

Chamada pela abreviação 5S, a ferramenta de planejamento permite a melhoria na produtividade e a organização de empresas de todo o mundo. Segundo Saul Dutra Sabbá, trata-se de uma metodologia que nasceu no Japão e serve para organizar qualquer ambiente, a fim de conseguir um melhor aproveitamento do espaço e mais eficiência nos processos. 

 

A origem do nome 5S vem das palavras em japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Todas elas representam etapas que precisam ser seguidas para chegar a um ambiente organizado e limpo. Veja a seguir o que cada uma significa:  

 

Seiri: você realmente precisa desse objeto?

 

Em livre tradução, Seiri significa senso de utilização. Nessa etapa, é necessário que a área de trabalho permaneça apenas com os objetos que o colaborador irá utilizar. Tudo o que não será utilizado para executar a função deverá ser guardado ou descartado. 

 

Seiton: você precisa manter a ordem 

 

A segunda etapa é chamada de senso de ordenação. Após separar o que será usado, é necessário ordenar toda a área de forma eficaz. A Seiton foca em utilizar formas de organização tais quais um quadro de ferramentas ou um arquivo para papéis. Segundo Saul Sabbá, a ordem dos materiais melhora o fluxo do trabalho porque o colaborador saberá onde cada coisa estará guardada. 

Saul Sabbá

Saul Sabbá

Seisou: limpe o seu ambiente de trabalho

 

Para Saul Sabbá, a limpeza é essencial para todos os ambientes de trabalho. Por isso, a terceira etapa é justamente o senso de limpeza. O seisou propõe que cada colaborador faça a sua parte, começando por colocar o lixo fora, não deixar a sujeira  acumular e caso use ferramentas, mantê-las sempre limpas. Um ambiente limpo, é um ambiente agradável. 

 

Seiketsu: como anda a sua saúde? 

 

O quarto passo dos 5S é o senso de saúde. Apesar de parecer sem sentido, o senso de saúde é responsável por padronizar e estabelecer métodos que protejam a  saúde dos colaboradores. Por exemplo, o seiketsu ressalta a importância de sempre usar equipamentos de segurança. 

Shitsuke: mantenha a disciplina 

 

O último, mas não menos importante, representa o senso de disciplina. Para Saul Dutra Sabbá, ela aparece por último com o intuito de manter o ambiente que já foi limpo e organizado. Dessa  forma, as etapas passam a ser hábitos e não somente algo utilizado em um único dia. 

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Noticias

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *